segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

TORNEIO DE NATAÇÃO MANUEL TOMÉ


O Clube dos Golfinhos de Maputo voltou a evidenciar-se, desta feita no Torneio de Especialistas de Natação, que decorreu no último fim-de-semana, na piscina Raimundo Franisse, na capital do país. O campeão nacional de Verão esteve 17 vezes em evidência nas diversas especialidades, das quais 10 em masculinos.

O Golfinhos sobrepôs-se mais uma vez ao seu principal rival, o Ferroviário de Maputo, que foi 13 vezes ao pódio, das quais oito em masculinos.
Enquanto isso, o Desportivo esteve no encalço dos “locomotivas”, com 12 nadadores no pódio, metade em masculinos, e demonstrou que é individualmente mais forte que o Tubarões, que apareceu pela primeira vez a fazer-lhe frente no último Campeonato de Verão da Cidade de Maputo, em que afastou os “alvi-negros” do seu tradicional terceiro lugar, isto na classificação final.
Aliás, o Tubarões, que nesta prova esteve seis vezes no pódio, das quais quatro em masculinos, conseguiu a melhor prestação que o Desportivo no “Nacional” de Verão, tendo ocupado o quarto lugar à frente dos “alvi-negros”, que foram penúltimo classificados.
Para se tornar especialista, cada nadador teve que se destacar em três provas agrupadas, excepto nos escalões de pré-inciados e iniciados onde, nalgumas especialidades, os atletas foram submetidos a duas provas para o apuramento dos respectivos especialistas.
Por exemplo, um nadador de júnior só podia disputar o título de especialidades de estilos nadando as distâncias de 100, 200 e 400 metros estilos.De salientar que os vencedores foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente os primeiros três classificados de cada escalão e de cada prova.

Sem comentários: