terça-feira, 8 de setembro de 2009

COMPLEXO DESPORTIVO DE PORTIMÃO AVANÇA NO TERRENO

COMPLEXO DESPORTIVO DE PORTIMÃO AVANÇA NO TERRENO
2009-09-01
O dia 1 de Setembro de 2009 fica marcado como a data do início das obras referentes ao Complexo Desportivo de Portimão, assinalada com o lançamento simbólico da primeira pedra do futuro equipamento, que incluirá um estádio de futebol, um complexo de piscinas municipais e um pavilhão multiusos.
O investimento global ascende a cerca de 150 milhões de euros, prevendo-se a criação de 1400 postos de trabalho directos e mais 2000 indirectos.

As obras que agora arrancaram no Barranco do Rodrigo integram um Estádio Municipal, com oito mil lugares sentados, que terá salas para congressos, conferências e exposições, bem como um Pavilhão Desportivo Multiusos apetrechado para a prática de modalidades como desportos de sala, ginástica, andebol, hóquei em patins, basquetebol e ténis, possuindo 3160 lugares sentados.
No que toca ao Complexo Municipal de Piscinas, estará preparado para a prática de alta competição desportiva, nomeadamente natação, pólo aquático e natação sincronizada, numa piscina olímpica coberta com 1400 lugares sentados, existindo ainda uma piscina de aprendizagem infantil.O Jardim Botânico terá 7140 m2 com espaços verdes diferenciados, onde irá existir um jardim sensorial, um jardim geriátrico e um palmetum, com palmeiras de várias espécies.
Integrando cerca de 140.000 m2 de áreas verdes, o projecto do Complexo Desportivo de Portimão terá outros espaços de lazer, ciclovias, circuito de manutenção e espelhos de água, além de um centro comercial e um empreendimento imobiliário de baixa densidade
António Barroca, presidente do conselho geral do Grupo Lena, distinguiu como “molas propulsoras deste grande projecto a capacidade empreendedora do Município de Portimão, que tem uma visão centrada no horizonte”, estimando um prazo de 30 meses para a concretização das três infra-estruturas desportivas.
O presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, considerou o acto como um “momento histórico, que demonstra como resultam muito bem a persistência e a capacidade de trabalhar sob uma visão a prazo”.
“É nosso objectivo, desde a primeira hora, lançar Portimão na primeira linha e estamos a concretizar com esta obra um desafio muito grande, um exemplo de cidade desportiva que vai ficar para o futuro”, sublinhou o autarca.
Para Manuel da Luz, “Portimão é uma referência cada vez mais afirmativa e competitiva na região algarvia e quer figurar por direito próprio na rede internacional de cidades, como se comprova por este e outros projectos em contra ciclo, criadores de emprego e dinamizadores da economia local”.
Texto Municipio de Portimão

Sem comentários: