domingo, 17 de janeiro de 2010

FINA deliberou sobre recordes e fatos


A Reunião do Bureau da Federação Internacional de Natação (FINA),que terminou em Banguecoque, na Tailândia.
A FINA decidiu manter todos os recordes mundiais obtidos entre 2008 e 2009, com os fatos de poliuretano, seguindo uma indicação da Comissão Legal. Assim sendo, todos os recordes mundiais, continentais e nacionais serão mantidos.
As regras de utilização dos fatos – feitos de material têxtil, sem fechos e a não poder ultrapassar o umbigo e ir além do joelho nos homens, enquanto para as mulheres têm de terminar ao nível dos ombros, assim como dos joelhos – vão ser também aplicadas nos Masters, com efeitos retroactivos desde o dia 1 de Janeiro (os recordes que foram obtidos a partir do dia 1 de Janeiro não serão homologados).
Nas Águas Abertas, a partir do dia 1 de Junho, os fatos terão de ser feitos de material têxtil e não podem cobrir o pescoço, ir além dos ombros ou dos tornozelos. A regra aplica-se a homens e mulheres. O motivo pelo qual os fatos podem cobrir uma área maior do corpo do que na Natação Pura prende-se com a protecção do frio, queimaduras solares, alforrecas, etc.
Nas Águas Abertas, também irá ser criado o Campeonato do Mundo de juniores, com início em 2012, e que irá substituir o Campeonato do Mundo de Águas Abertas, cuja última edição se irá realizar este ano em Roberval, no Canadá. A disciplina está incluída no programa dos Campeonatos do Mundo absolutos, que se realizam em anos ímpares. A partir do Mundial de 2011, agendado para Xangai, será lançada uma prova por equipas, constituídas por uma mulher e um homem. Até agora, disciplina incluía as provas individuais de 5km, 10km e 25km.
O programa anti-doping vai investigar a introdução de “passaportes biológicos” para os atletas e efectuar a reanálise das amostras colhidas durante o Mundial de Roma 2009 para procurar a presença de plastificantes. Está também a ser considerada a possibilidade de armazenar as amostras recolhidas durante os Mundiais para análise futura pelo mínimo de oito anos.
No que diz respeito aos treinadores, vai ser lançado o “Programa Educacional para Treinadores” e criado um Programa de Certificação de Treinadores de Natação, que pode ser alargado a todas as disciplinas aquáticas.
Esta Reunião do Bureau foi a primeira realizada sob a presidência do uruguaio Julio C. Maglione e que contou pela primeira vez com a presença de um dirigente português. Paulo Frischknecht foi eleito para o Bureau (Conselho de Administração) da FINA no dia 24 de Julho de 2009, durante o Congresso Geral da FINA realizado em Roma.
Texto FPN

Sem comentários: